top of page

Cálculo para iluminância de ambientes

Por definição, iluminância é uma grandeza de luminosidade, ou na prática, é o fluxo luminoso que incide sobre uma área, ou plano. Basicamente, é "quantidade" de luz dentro de uma área ou ambiente, esse fator é medido em lx (lux).


Em todos os projetos de luminotécnica, interiores ou executivos, os profissionais fazem a definição dos tipos de iluminação que serão aplicadas em cada tipo de ambiente. Cada qual, levando em consideração o tipo de serviço executado dentro do local, precisão do trabalho, ou necessidade, devido à falta de contraste dos objetos, ou até mesmo, revestimentos ou pinturas que diminuem a reflexão da iluminação no ambiente. Para auxiliar neste trabalho, os profissionais utilizam da norma técnica NBR 5413 (Iluminância de Interiores) da ABNT. Nela, será possível calcular a iluminância dentro de cada tipo de ambiente.


Os profissionais de luminotécnica utilizam vários conceitos e ferramentas para definir com maior precisão a real necessidade de luz para cada ambiente. De modo mais simplificado, e conforme auxílio da NBR 5413, podemos fazer um cálculo que pode ajudar na melhor escolha das luminárias e os tipos de lâmpadas, sendo:


lm (lumens; fluxo luminoso da lâmpada) /m² (área do ambiente) = lux (iluminância)

Vamos para a prática: digamos que iremos calcular quantas luminárias serão necessárias para iluminação geral de uma sala de estar de 28m². Temos disponível em nossa loja fictícia, um plafon de LED com 1300 lm (lumens).


Segundo a NBR 5413 (Abril de 1992), a quantidade básica de lux para uma sala de uma residência é de 150 lux, então temos a fórmula:


lm / m² = lux

lm / 28 = 150

lm = 150 * 28

lm = 4200


Como temos plafons de 1300 lm, vamos apenas dividir: 4200 / 1300 = 3,230 plafons, ou seja: se utilizarmos três plafons, estaremos com uma iluminância baixa, então aumentaremos para quatro plafons, tendo agora: 1300 * 4 = 5200 lm, deixando a sala com um pouco mais de 185 lux. Com isso, teremos uma sala bem iluminada.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page